[Golem] hsp56 isa + linux

nigifabio@gmx.it nigifabio@gmx.it
Gio 7 Nov 2002 15:07:42 CET

alla fine sono riuscito a trovarla sta cazzo di guida per i modem dei
portatili che sono tanto comuni al golem!!

ma in spagnolo..molto capibile x fortuna!

cercherò di tradurla appena ho un momento...intanto accontetevi ecco cmq la
pagina dei link per i driver su google...se trovate di meglio fatemelo
sapere

http://www.google.it/search?q=hsp56+%2B+linux&ie=UTF-8&oe=UTF-8&hl=it&btnG=Cerca+con+Google&lr=
Fabio
Zoltrix Phantom 56K modem em Linux!

O primeiro modem PCI do tipo que necessita  driver para funcionar com o qual
obtive sucesso na instalação em Linux foi o Zoltrix Phantom 56K. Já sairam
alguns drivers para modems PCTel "on-board" em placas mãe com os quais tentei
fazer a instalação do Phantom sem sucesso.

Boas dicas em Português no  http://www.linux.trix.net/dicas_linmodem.htm .

No caso deste driver da Zoltrix a instalação não é automática mas a nível de
Linux é bem fácil. O procedimento foi o seguinte:

1 - Loguei o sistema como root.

2 - Descomprimi o hsp56-linux.zip ( Download direto da Zoltrix ) para um
diretório temporário. (Comando unzip hsp56-linux.zip dentro do diretório
temporário onde copiei o hsp56-linux.zip. )

       O comentário acima foi escrito na época em que usava o kernel 2.2.14,
drivers
       atualizados em http://www.medres.ch/~jstifter/linux/pctel.html onde
existem
       drivers inclusive para o kernel 2.4.

3 - Copiei os arquivos na seguinte ordem:

/usr/lib/pctel.o
/usr/lib/control.a
/usr/lib/dsp.a
/usr/lib/hal.a
/usr/lib/ptserial.a
/usr/src/module/Makefile
/usr/src/module/ptmodule.c

depois:

cd /usr/src/module/
make (executei  o comando make)

4 - Digitei os comandos a seguir:

mknod  /dev/ttyS15  c  62  79
chgrp uucp  /dev/ttyS15
chmod 666  /dev/ttyS15
ln -s  /dev/ttyS15  /dev/modem

Se o  /dev/modem existe, deve ser excluido (ou eliminar o link) e executar
ln -s  /dev/ttyS15  /dev/modem novamente.

É necessário fazer apenas uma vez.

5 - Carreguei o módulo com o comando:

insmod /usr/lib/pctel.o

Isto terá que ser feito todas as vezes que carregar o Linux, ou então
colocar a linha acima  no arquivo  /etc/rc.d/rc.local se a distribuição for o
Mandrake, isso carregará o módulo sempre que o sistema for iniciado.

O primeiro teste foi feito com o minicom terminal, aparecendo o OK em
resposta ao comando de inicialização do modem. Em seguida a instalação da conexão
internet com o kppp sem dificuldade alguma.

OBS:
- Instalei em um Pentium 233MHz 64MB de um amigo. O mouse serial me pareceu
um pouco "travado" quando abrindo páginas pesadas mas assim que completava a
carga o mouse voltava ao normal. Sei que ele está extremamente feliz em poder
navegar já que a informação que ele possuía era de que NUNCA esses modems
teriam suporte para Linux!

- Instalei no meu Celeron 400MHz 128MB RAM com mouse PS/2 em substituição ao
USR33k6, ficou exelente.

Atualmente tenho um USR 56k ISA. Este não necesita driver para funcionar em
DOS, Windows ou Linux. Me parece muito melhor pois não depende da cpu para
ter um bom rendimento.

Boa sorte!
Ricardo Volkweis Lopes

Última atualização em 20-07-2001 às 21:37:55
hs

fabio nigi

NEU: Mit GMX ins Internet. Rund um die Uhr für 1 ct/ Min. surfen!